
SERVIÇOS
Citopatologia:
Análise cutânea, oncológica, efusão (peritoneal, pericárdica e pleural), líquido articular, líquor, otológica, vaginal e sistema respiratório.
Amostras e Acondicionamento: Lâminas: Esfregaço em lâminas de vidro da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) da lesão, secas ao ar e acondicionadas em porta-lâminas ou embalagens rígidas. Enviar de 2 a 3 lâminas em temperatura ambiente.
Líquidos: Volume mínimo de 2,0ml de líquido acondicionado em frasco ou tubo estéril, sem conservantes ou anticoagulantes, mantidas sob refrigeração.
A coleta de regiões adicionais deve ser identificada tanto na lâmina quanto no frasco.
Para uma análise mais detalhada, inclua na requisição as seguintes informações:
Local da coleta
Descrição da lesão
Histórico clínico
Suspeita diagnóstica
Histopatologia:

Os exames histopatológicos completos constituem análise de nódulos cutâneos e viscerais, de animais domésticos e selvagens.
Incluem análise de margens com mensuração precisa quando pertinente ao caso, como tumores benignos e malignos (excluindo biopsias incisionais e baço).
Colorações especiais também estão incluídas caso seja necessário, a critério do patologista avaliador.
Laudos sinópticos para neoplasias com classificação e graduação bem estabelecidas e referenciadas (exemplo: mastocitomas, sarcoma de tecidos moles, carcinoma mamário, pulmonar, entre outras).
Atualização constante de referências para auxílio em prognóstico e conduta clínica.
Amostras e Acondicionamento: Fragmentos de biópsia incisional ou excisional coletados, devem ser fixados em formol a 10% e identificados conforme o local de origem.
Informações clínicas detalhadas são essenciais para agilizar a análise e contribuir para uma interpretação mais precisa do caso.
O prazo de análise pode variar mediante aviso prévio ao cliente, conforme a complexidade do caso e a necessidade de procedimentos adicionais, como: colorações especiais, informações clínicas complementares, recortes específicos, processos de descalcificação.
Dermatohistopatológico: análise realizada por especialista, buscando maior precisão no diagnóstico etiológico ou condição envolvida nas lesões cutâneas.
Histopatológico de biopsia endoscópica: incluem biopsias do trato respiratório e gastrointestinal, utilizando laudo sinóptico baseado em referências atuais da gastrenterologia.
Histopatológico de peça cirúrgica: análise de órgãos encaminhados em sua totalidade (exemplo: rim, baço, adrenal e linfonodos).
Histopatológico de cadeia mamária: análise de todos os tumores identificados macroscopicamente, com margens e linfonodos inguinais, utilizando laudo sinóptico baseado em referências atualizadas.
Histopatológico de Bulbo Ocular: análise realizada por patologista com ampla experiência em lesões oculares, definindo diagnósticos precisos.
Biopsia transcirúrgica: técnica para análise histopatológica durante o ato cirúrgico, permitindo a avaliação de margens cirúrgicas e de linfonodos, além de diferenciação entre quadros inflamatórios/infecciosos e neoplásicos, evitando cirurgias repetidas.
Este exame inclui uma análise citológica, congelamento e análise microscópica dos tecidos realizados no momento da cirurgia; e um exame histopatológico completo.
Atendimento personalizado no local onde a cirurgia será realizada mediante agendamento prévio, com discussão imediata do caso com o clínico/cirurgião e liberação do resultado em até 1h.